Como tirar seu passaporte sozinho
- Katiucia Seide
- 17 de nov. de 2016
- 3 min de leitura

Antes de mais nada, quem quer viajar ao exterior precisa tirar o passaporte. Elaboramos um passo a passo para que você entenda como solicitar, pagar e agendar o passaporte junto a Polícia Federal. Confira como é simples.
Documentos:
Documento de Identidade> - carteira de habilitação, de trabalho e passaporte anterior válido, podem substituir (com algum documento que comprove nacionalidade/cidade de nascimento) .
> CPF - próprio ou do responsável, se o solicitante tiver menos de 18 anos. Se o número estiver no documento de identificação, já vale;
> Título de Eleitor e comprovante de votação da última eleição; - teve dois turnos? Então precisa dos dois comprovantes. Caso não ache esse comprovante, tire online uma quitação eleitoral; > Passaporte anterior - se houver;
> Certidão de Casamento - atualizada para pessoas que tiveram o nome alterado após o matrimônio/separação/divórcio com as devidas averbações/observações; > Certificado de quitação do serviço militar - obrigatório para homens entre 19 e 45 anos;
> Comprovante de pagamento da Gru (Guia de Recolhimento da União) - fornecida após o preenchimento correto de todas informações.
> Protocolo de solicitação - gerado após o preenchimento.
Importante:
> Para o preenchimento online não será necessário ter tudo original e atualizado, basta apenas os dados.
> No dia do agendamento sim, tenha em mãos os documentos originais, válido e em bom estado de conservação. PF pode recusar algum documento que não atenda essas exigências.
> Caso o solicitante seja menor de 18 anos, é necessário um documento de autorização dos pais ou responsáveis, que é diferente da autorização de expedição do passaporte. Para mais informações clique aqui.
> Menores de 12 anos podem apresentar certidão de nascimento no lugar da ID.
> Para crianças menores de 3 anos de idade, deve-se apresentada 1 fotografia facial, tamanho 5X7, recente, colorida, em um fundo branco e sem data.
Após ter os documentos em mãos ou todos os dados, clique no link, e comece o preenchimento.

São 3 telas para completar com dados pessoais, documentos, dados complementares e por fim uma tela com o local de atendimento (que ainda não é o agendamento). Como exemplo, na imagem registrei um posto em SC.

Pagamento
No final clique em gerar protocolo e imprima para levar no dia. Ali você também imprime o boleto referente a GRU . As vezes é necessário aguardar 24 horas ou mais para agendar, depende da forma e horários que pagou.
Agendamento e emissão
Faça o agendamento aqui e vá até o local na data e horário marcada com todos os documentos necessários. É extremamente importante ter tudo certinho, válido, original e em bom estado. Em geral o atendimento é rápido e prático, mas lembre de conferir todos os seus dados com o atendente. Lá você tira uma foto que acompanha o seu passaporte, registra suas digitais e já sabe quando pode voltar para buscar (mesmo assim eles informam por e-mail).
Pronto! Agora é só aguardar e retornar no mesmo local para retirar o seu passaporte, munido de um documento de identificação.
Essa taxa tem o custo de R$ 257,25, e para maiores de 18 anos o passaporte tem validade de 10 anos. Já para crianças e adolescentes a validade é outra conforme a idade.
No site da Polícia Federal, você consulta o seu agendamento, reagenda para outra data, reemite sua GRU e consegue todas as informações necessárias de como proceder para restituição da sua GRU (caso tenha algo errado).
Observação: Você não precisa de passaporte e pode viajar só com RG para os seguintes países: Argentina, Uruguai, Paraguai, Equador, Chile, Peru, Bolívia, Colômbia e Venezuela.
Ficou com alguma dúvida? Tem alguma particularidade na sua emissão? Deixa nos comentários ou envie um e-mail que lhe ajudamos.



Comentários